SINJOR MANTÉM ANISTIA PARA FILIADOS

0
168


Em vigor: anistia de débitos atrasados

Continua a anistia para os filiados inadimplentes junto ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia – Sinjor. O diretor financeiro da entidade, Marcelo Freire ressaltou que, o perdão das dívidas – com base nas regras estatutárias da entidade – vale para os sindicalizados com débitos anteriores a 2019, até o momento da negociação. “Uma grande parte dos filiados se regularizaram e já receberam as carteiras de identidade profissional atualizada, tem sido um trabalho intensivo nos últimos meses”, comentou Freire. Aproximadamente 200 carteiras foram entregues do ano passado até agora.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Conforme a lei n.º 7.084, de 21.12.82, a Carteira Nacional de jornalista é documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional e só poderá obtê-lo o jornalista que tenha registro profissional no Ministério da Economia, através das Superintendências Regionais do Trabalho. O documento é emitido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) que autoriza o encaminhamento das solicitações por meio dos Sindicatos de Jornalistas a ela filiados.

Os documentos necessários para emissão da carteira nacional de jornalista são: Carteira de Identidade ou outro documento que contenha seu número de Registro Geral e data de expedição; Carteira de Trabalho, com a anotação do Registro Profissional e cópia do Diploma ou Certidão de colação de grau em curso superior de Jornalismo, quando o profissional for diplomado.  Em caso de renovação, basta apresentar a Carteira Nacional de Jornalista vencida ou a vencer.

O documento pode ser emitido tanto no âmbito nacional ou internacional. O valor da carteira é de R$ 400,00 para qualquer jornalista, há um desconto de 75% para os filiados em dia com as mensalidades, ficando em R$ 100,00. Já a carteira internacional só é expedida para jornalistas sindicalizados, no valor de 55 euros.

VANTAGENS

A carteira internacional de jornalista é emitida pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ). Para o jornalista que viaja ao exterior a carteira internacional traz benefícios: desconto ou gratuidade no ingresso de cinema, museus, espetáculos, e outros que podem variar de acordo com o país. Outra finalidade importante do documento é facilitar o acesso às entidades sindicais filiadas à FIJ e a eventos profissionais. Dessa forma, fica mais fácil encaminhar solução de problemas que possam surgir quando o jornalista está em atividade profissional em outro país.

Caso queria saber sobre o novo modelo da categoria clique neste link:
https://fenaj.org.br/carteiras-nacional-e-internacional/ . O Sinjor funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, à rua Rui Barbosa, 1000. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3229-7532, whatsapp 99399-1265, ou pelo e-mail sinjor.sindicato@gmail.com.

Atualizado por: Alisom Brito

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here